sexta-feira, 5 de março de 2010

A ERA DA VELOCIDADE, O MERCADO DE TRABALHO E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA




Na sociedade de hoje, as mudanças ocorrem de uma forma tão acelerada que alguns especialistas afirmam que estamos vivendo na “Era da Velocidade”. O desenvolvimento tecnológico avança num ritmo nunca visto na história da humanidade, provocando profundas transformações no modo de vida das pessoas. O surgimento das novas tecnologias da informação e comunicação fez com que as informações passassem a circular pelo mundo numa rapidez jamais vista, fazendo com que o mundo em que vivemos seja chamado, também, de “Sociedade da Informação”. E esses avanços tecnológicos têm promovido a intensificação do fenômeno da globalização, provocando a mundialização da humanidade. Assim, podemos afirmar que estamos vivendo uma verdadeira “Revolução Tecnológica”, que está gerando grandes transformações culturais, ou melhor, está provocando o surgimento de uma nova cultura.

E todas essas transformações têm provocado mudanças no mercado de trabalho, com o aparecimento de novas profissões, desaparecimento de profissões antigas e tradicionais, e, ainda, a evolução de certas profissões que passaram a incorporar novas tecnologias. O ritmo alucinante do avanço tecnológico e da circulação das informações e dos novos conhecimentos deixa tudo desatualizado muito rapidamente. Assim, o ser humano precisa acompanhar constantemente as atualizações tecnológicas e incorporar os novos conhecimentos, se quiser ter um lugar ao sol. Diante desse quadro, a educação adquire um papel fundamental, pois o dinamismo do mercado de trabalho exige, além de um profissional bem preparado (com boa formação inicial), uma atualização constante. Dessa forma, fica evidente que o mundo de hoje exige educação, por isso, é preciso que as pessoas tenham oportunidade de estudar. Nesse contexto, a educação a distância surge como uma opção viável para oferecer oportunidade de ensino para um número cada vez maior de pessoas. A educação a distância pode possibilitar o encontro da necessidade das pessoas estudarem com as oportunidades de estudo.

No Brasil, esse cenário atual apresenta-se dramático para uma grande parcela da população: os excluídos da educação. A educação brasileira, ao longo de sua história, foi marcada por um caráter elitista e seletivo, que privilegiou alguns segmentos da sociedade e excluiu boa parte da população dos bancos das instituições de ensino. Assim, além daqueles que nunca tiveram acesso à educação (os analfabetos), temos os excluídos da educação que não conseguiram concluir o ensino fundamental, os que não concluíram o ensino médio, os que não tiveram acesso a um curso superior, os que não tiveram oportunidades para continuar os estudos após a primeira formação, entre outros. Assim, temos uma situação dramática e bastante contraditória no Brasil, pois, enquanto a sociedade atual exige uma capacitação e atualização constante, ainda faltam oportunidades de estudo para a maioria dos brasileiros. Na verdade, podemos até afirmar que o sistema educacional brasileiro, ao longo da história, colaborou para reforçar as desigualdades sociais.

Assim, a educação a distância pode representar uma oportunidade de romper com a seletividade e exclusão do sistema educacional brasileiro, democratizando o acesso a educação no país. Sem dúvida, ao criar condições de acesso ao conhecimento e aprofundamento de estudos para uma grande parcela da população que estaria excluída dos meios educacionais, a educação a distância estará promovendo a inclusão social e colaborando para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 Ricardo Alexandre Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário